marketing planejamento estrategico
A maioria das cidades em que encontramos queda dos preços de casa e apartamentos fica no Nordeste. A maior baixa, de pouco mais de 8%, foi verificada no mercado de imóveis usados na cidade de Aracaju, seguida de Maceió com quase 4%. Essa queda de preço pode ser explicada pelo excesso de construções dos últimos anos. Em Maceió, o total de lançamentos dobrou em três anos, deixando encalhados 45% dos imóveis disponíveis no feirão dos 1800 da Caixa Econômica do ano passado.
Como alternativa, algumas incorporadoras têm feito promoções e reduziram muito o volume de lançamentos na maioria das cidades do Nordeste.
Em Recife, o lançamento de novos empreendimentos diminuiu 52% em 2013. Em Salvador, a queda foi de 38%. Com isso, as empresas conseguiram diminuir a quantidade de imóveis desocupados, o que, em teoria, pode levar a uma recuperação dos preços no próximo ano. A exceção é a cidade de Fortaleza, onde o número de lançamentos cresceu e os preços continuam subindo. Uma explicação é que a maioria dos novos imóveis é voltada para as classes C e D, que continuam comprando com subsídios do governo e, além disso, as obras de infraestrutura para a Copa do Mundo estão valorizando alguns bairros.
Adaptado de Exame.com - http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1065/noticias/onde-os-precos-cairam-mais-no-nordeste
1. O texto mostra uma análise do ambiente externo do mercado de imóveis no Nordeste.Como integrante do alto escalão de uma corretora de imóveis, você deverá traçar o planejamento estratégico da empresa, detalhando as etapas da metodologia adotada em nossa disciplina e descrevendo 3 premissas básicas para o sucesso de qualquer planejamento.