Marketing pessoal
1. a forma como você trata todos à sua volta, sejam superiores, pares ou subordinados;
2. a forma como você se veste, fala, ouve os outros, sua imagem, enfim;
3. a forma como você se comporta, tanto na vida profissional, como na pessoal;
4. o entusiasmo, a confiança que você transmite sobre aquilo que faz.
A maioria das pessoas acredita que o marketing pessoal é feito para os altos níveis, para a diretoria. Engano. É preciso ser simpático e atencioso com todos à sua volta, por duas razões: a primeira, porque é o correto de se fazer; e a segunda, porque assim você pratica e consolida um estilo comportamental adequado, tornando-o parte de você. Há ainda aquela velha história: trate bem as pessoas quando estiver subindo, porque você vai encontrá-las de novo quando estiver descendo.
O marketing pessoal pode ser definido como o conjunto de ações e comportamentos que irão providenciar a sua visibilidade profissional. Entretanto, muitas vezes só boas intenções e boa conduta não são suficientes para garantir o nível de visibilidade necessário. Existem consultorias especializadas em Comunicação Verbal, por exemplo, que auxiliam o profissional a desenvolver suas aptidões de oratória, de apresentação.
Um trabalho de autoconhecimento e autodesenvolvimento ajuda muito o indivíduo a se situar quanto às competências comportamentais que ele precisa desenvolver para melhorar suas aptidões profissionais. Esse é, sem dúvida, um investimento que cada um deve fazer em si mesmo, na medida em que busca o sucesso e o crescimento