Marketing pessoal
Segundo o dicionário Aurélio, “marketing” pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações visando promover o desenvolvimento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.
Neste artigo, vamos analisar a aplicação das estratégias de “marketing” para o campo do crescimento pessoal. Isso significa aprender a utilizar-se das estratégias de mercado para que possamos projetar uma imagem positiva de nós mesmos para o mundo, fortalecendo, assim, as nossas relações afetivas, sociais e profissionais. Tais estratégias devem ser elaboradas e trabalhadas como um conjunto de ações capazes de influenciar positivamente as pessoas ao redor, causando uma boa impressão convincente e duradoura, exatamente como faz uma grande empresa para dar visibilidade ao seu produto.
A propaganda é a alma do negócio. Você também deve fazer uma boa propaganda de si mesmo para crescer neste mundo competitivo. Isso se faz através do desenvolvimento de um magnetismo pessoal, capaz de motivar e cativar as pessoas ao seu redor. Para tanto é necessário, antes de tudo, estar automotivado e convicto de suas idéias e metas. Além disso, você deve focar tal motivação dentro dos parâmetros que dêem maior visibilidade às características, habilidades e competências que ache mais relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte do grupo a que você pertence. São fundamentais para isso a prática de atitudes a ações que o torne apto a projetar nos demais uma imagem autêntica e transparente de autoconfiança, simpatia, sinceridade e equilíbrio.
Um bom “marketing” pessoal deve estar sempre fundamentado em fatores positivos, que se inter-relacionam de maneira a produzir um bom resultado, tais como: boa aparência, postura, vocabulário refinado, ética, autenticidade, coerência, atitude e boa formação na área a que se propõe trabalhar a sua imagem. Deve