Marketing para franquias
Assim como qualquer outro negócio as franquias têm a mesma necessidade de realizar ações de marketing, o que difere é que elas devem seguir as regras estipuladas pela franqueadora em relação ao tipo de comunicação, linguagem, aplicação de logo e fornecedor. As ferramentas usadas no marketing pelas redes que adotam o sistema de franchising são completamente distintas daquelas utilizadas por outros tipos de negócio. Na maioria das redes o franqueado não tem liberdade de realizar ações de marketing sem uma aprovação prévia, porém em muitas redes eles opinam através de um conselho sobre as ações que serão programadas. Estudos prévios apontam que toda franqueadora precisa expandir, inaugurar e gerir a sua rede. Essas etapas se utilizam de ferramentas de marketing para obter melhores resultados, são as seguintes: * Expandir – O franqueador precisa ocupar seu mercado, ter capilaridade e volume, e, para isso, está sempre procurando franqueados para serem parceiros da marca. Nesse momento, ações de marketing podem auxiliar a rede a encontrar candidatos certos para realizar uma expansão mais rápida e consistente.
* Implantação – Depois de selecionado o franqueado e assinado o contrato, o franqueador precisa se preocupar com a implantação e a inauguração da unidade. Esse é um período em que se deve ter muito cuidado, pois é bem provável que seja o momento em que se define a relação entre o franqueado e o franqueador. O franqueado em geral está muito fragilizado emocionalmente e algumas vezes inseguro para a abertura da loja. Assim, todo cuidado e suporte do franqueador se fazem necessários para não tratar o franqueado como “apenas mais um”.
* Gestão – Gerir a rede é a tarefa mais árdua para o franqueador, que tem de pensar em expandir, participar ativamente das implantações e ao mesmo tempo gerir a marca como um todo, ou seja, desenvolver produtos, administrar fornecedores, e principalmente cuidar do mix de marketing da