Marketing moderno com ênfase nos 4ps
A Teoria Geral da Administração (TGA) surgiu no momento em que as organizações alcançaram certo tamanho e complexidade (no início do século XX). É um conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses e idéias a respeito da administração como ciência, técnica e arte.
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e conseqüência da Revolução Industrial era necessário começar a se produzir em larga escala, inicialmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.
2- Variáveis Básicas na Teoria Geral da Administração
A. Tarefas B. Estruturas C. Pessoas D. Tecnologia E. Ambiente
3- Teorias da Administração
3.1- Administração Científica de Taylor
A Administração Científica de Taylor ocorreu durante a era Era clássica (1908 a 1930) no qual Taylor apresentou suas teses acerca da Organização Científica do Trabalho, defendendo a fragmentação, uniformização e otimização das tarefas, com vistas à especialização do trabalho e aumento da produtividade. A organização era vista como máquina e o fator humano como uma peça substituível de uma máquina maior.
3.2- Teoria da Burocracia de Max Webber
Esta teoria tem como ênfase a estrutura, ocorreu em 1909, descreve as características do modelo burocrático da administração. Compreendia a divisão do trabalho, hierarquia rígida de poderes e responsabilidades, papéis, normas e procedimentos bem definidos, baseado na impessoalidade nas relações, promoção com base no desempenho.
3.3- Teoria Clássica de Fayol
Esta teoria ocorreu em 1916, onde Fayol deu ênfase à estrutura organização como um todo, percebendo a organização como um sistema fechado, altamente hierarquizado, composto de elementos estáticos; funções universais que os gerentes executam: planejar, organizar,