Marketing internacional
O marketing internacional, no entanto, possui uma orientação policêntrica, enfatizando sempre que necessário a adaptação do produto e da promoção aos mercados estrangeiros. Essa orientação se refere à predisposição de uma empresa reconhecer que existem diferenças culturais significativas nos mercados. http://www.ebah.pt/content/ABAAAA2kcAD/marketing-internacional Uma das razões para uma empresa internacionalizar é aumentar vendas e lucros, no entanto, segundo afirma Weinstein (1995), muitas empresas evitam oportunidades internacionais por falta de informações acerca dos consumidores, e variáveis incontroláveis. (ambiente político, econômico, tecnológico e competitivo) Segundo o autor há três motivos que levam as empresas a buscar mercados globais:
1) Para desenvolver vantagem competitiva: os profissionais de marketing enfrentam fortes concorrentes globais em seus mercados domésticos.
2) Novos mercados têm novos ciclos de vida tecnológicos e de produto: novos mercados apresentam novas necessidades.
3) A tecnologia tornou o mundo menor: os mercados internacionais não estão mais divididos apenas por barreiras políticas, culturais ou de linguagem, mas também por dimensões de estilos de vida e utilização.
Contudo, para Kotler e Armstrong (1998), antes de se aventurar no mercado externo, a empresa deve analisar os riscos e responder a muitas questões sobre a sua própria capacidade de produzir para o mercado