Pre tcc Adminsiração

287 palavras 2 páginas
A crescente dificuldade para a obtenção de um bom emprego, a falta de perspectiva de uma carreira profissional, o constante sentimento de instabilidade proporcionado pelas empresas aos seus funcionários aliada à esperança de um futuro financeiro independente são os principais motivos mencionados pelos referenciados autores de empreendedorismo e pelos próprios empreendedores que com muito esforço conseguiram êxito na difícil tarefa de criar seu próprio negócio. Isto sem contar com os trabalhadores que abdicam de seus cargos para se aventurar nessa onda empreendedora.
Por outro lado a cada dia os telejornais apresentam notícias sobre demissões em massa e programas de demissão voluntária, milhares de trabalhadores são arremessados à mercê de sua própria sorte com a árdua tarefa de novamente procurar um jeito para conseguir o próprio sustento, quando não, em pior caso sustento para toda sua família. Neste caso estes trabalhadores muitas vezes vêem como sua única opção usar seu FGTS para a abertura de um negócio para garantir a sobrevivência da sua família.
Infelizmente, neste último caso, são estes empreendedores que estão elevando a taxa de mortalidade das empresas brasileiras. Dados fornecidos por pesquisa realizada pelo instituto VOX POPULI (apud SEBRAE-SC, 2009) revelam uma taxa de 24,1% de mortalidade das empresas que foram abertas em 2005 no Estado de Santa Catarina. Os principais motivos apontados são as altas taxas de juros, concorrência predatória, um mercado em recessão, falta de incentivo do governo, demora para uma reforma fiscal, e principalmente a falta de planejamento na hora de calcular os riscos de insucesso do empreendimento. Diante desta situação o autor deste estudo tem como objetivo pessoal alicerçar seu futuro empreendimento em bases teóricas e práticas objetivas que possam dar subsídios para decisões de cunho mercadológico de maneira adequada.

Relacionados