MARKETING INTERNACIONAL
MARKETING INTERNACIONAL
JULIANA LUCHESI
Alunos:
O presente resumo tem como objetivo explicar o que é licenciamento de marcas e/ou produtos, bem como a forma de como o mesmo deve ser licenciado e os motivos pelo qual o empreendedor deve licenciar seus produtos ou marca.
O licenciamento pode ser entendido como o processo pelo qual o detentor, criador de uma marca, nome, logotipo, imagem ou qualquer propriedade intelectual, legalmente protegida, autoriza ou concede o direito de seu uso em um produto ou serviço, durante um determinado período de tempo, em uma área geográfica específica, em troca de pagamento definido.
Licenciar uma marca, produto ou serviço pode trazer diversos benefícios para a empresa licenciada, assim podem ser citados alguns benefícios para os empreendedores como; a diferenciação em relação aos concorrentes, agregar valor ao produto e também aproveitar a oportunidade de associar rapidamente o produto ao modismo.
Mas para que a empresa possa licenciar uma propriedade, ou seja, para ter direito de uso de imagem em um produto, o fabricante deve identificar essa propriedade (personagem, personalidade ou marca) com sua linha de produtos e com a filosofia da empresa. Ou seja, é necessário que seja feita uma proposta, que será negociada entre a empresa e a licenciadora, assim que aprovada, será encaminha uma proposta ao detentor dessa propriedade para aprovação, contendo informações detalhadas sobre a empresa, tais como suas referencias, clientes, vendas, canais de distribuição, projeção anual de vendas, cópia de contrato social e alterações.
Depois de realizada e aprovada a proposta é elaborada o contrato, em que contem informações tais como: concessão da licença, território licenciado e canais de distribuição, período licenciado, pagamento, contabilidade, direitos autorias, após a assinatura do contrato é fornecido o guia de estilo com todas as indicações de como usar a imagem do personagem nos produtos.
No