Projeto Político
O surgimento da educação infantil trouxe uma busca ao conhecimento e uma série de desafios que teremos que superar gradativamente. Essa superação, perpassa pelo conhecimento e pela organização estrutural da educação de 0 a 5 anos.
A estrutura organizacional da educação infantil, tanto na parte física como pedagógica, está diretamente ligada na qualidade na educação que queremos para nossas crianças.
Dentro das instituições, o Projeto Político Pedagógico nos dá um direcionamento do funcionamento, ele nos diz como fazer e o que precisa ser feito para que tenhamos êxito em nosso trabalho. Trata-se de um documento organizacional, para toda a comunidade escolar. Deve ser direto e completo, não deixando dúvidas para seus membros. Por isso, tem que ser elaborado e estudado com todos os interessados, para que o produto final venha ao encontro à qualidade de ensino que queremos e pretendemos.
Uma contribuição para este tema vem dos textos da professora Sonia Kramer. Para ela, “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar. Uma proposta pedagógica é construída no caminho do caminhar. Toda a proposta pedagógica tem uma história que precisa ser contada. Toda proposta pedagógica, possui uma aposta. Nasce de uma realidade que pergunta que é também busca de uma resposta. Toda a proposta é situada, traz consigo o lugar de onde fala e é gama de valores que a constitui. Traz também as dificuldades que enfrenta os problemas que precisam ser superados e a direção que a orienta.” (Kramer, 1999.p.169).
O Projeto Político Pedagógico passa ser um norteador dos profissionais inseridos na instituição. Sem ele, não teremos uma direção, cada um vai para o rumo que considerar correto, qualquer lugar não direcionado. Apesar disso, o PPP não deve ser estático sempre surgirão novos dilemas que devem ser superados pelos gestores e demais profissionais a cada dia. Por isso, deve ser refeito dentro de uma periodicidade estipulada pelos