Marketing Internacional
As organizações que sobreviveram à depressão foram aquelas que prestaram atenção aos anseios do mercado consumidor. Cresce a importância do produto. Após a segunda guerra, em 1945, surge uma nova geração de consumidores, denominada de geração baby boomer. Cresce o mercado de artigos para bebês. Depois, para os novos adolescentes, surge toda uma nova linha de produtos. É graças à geração baby boomer, que o Marketing se instala definitivamente na América.
No Brasil a escola pioneira foi a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas – EAESP-FGV, que em 1954 introduziu o conceito de marketing no Brasil. Não havia cargos para gerentes de marketing (eram chamados gerente de produto), isso era realizado pelos departamentos comerciais (gerente comercial) até os anos 70.
Devido a maior projeção da ESPM e com a força da EAESP-FGV e da USP, o marketing no Brasil ganha expressão. Empresas pioneiras: Gessy – Lever; Refinações de Milho Brasil; Johnson & Johnson; Kibom. Profissionais pioneiros: Milton Luz, Roberto Dualibi, Alex Periscinoto, Mauro Salles, Márcio Moreira, Petrônio Correia, entre outros. Expoentes recentes: Washington Olivetto, Nisan Guanais, Eduardo Fisher, Roberto Justus, Julio Ribeiro, entre outros.
Diferença entre publicidade e propaganda: Publicidade: tem a intenção de gerar lucro, tem a finalidade de divulgar comercialmente um produto ou serviço. Propaganda: exclui o benefício econômico, visa um objetivo ideológico, religioso, filosófico, político,