Marketing Esportivo
Do ponto de vista dos negócios, é imperativo dizer que o patrocínio esportivo vai muito bem. E, mesmo que outros setores ligados ao esporte estejam passando por uma fase pouco venturosa como o caso do futebol, os investimentos seguem crescendo a cada ano.
Para entender por que patrocinar um atleta é importante e vale a pena, dispensa falar-se do poder transformador de indivíduos que tem o esporte, pois é fato que o esporte é capaz de transformar vidas, moldando não somente atletas, mas cidadãos conscientes e de bom caráter.
Outro aspecto importante é a função social, palavra que vem norteando todas as políticas públicas e atividades humanas em sociedade – tem a função social da propriedade, a função social do contrato e etc. -, está terminologia possui tanto poder no Estado Democrático de Direito que pode limitar direitos individuais sempre e quando demandarem as pretensões da coletividade.
O patrocínio possui papel fundamental na carreira do atleta, tendo em vista que o esporte não é barato. Os equipamentos, e tudo que o atleta precisa, dificilmente se adquire por menos de mil reais e periodicamente deve ser substituído; logo, há de se convir que não está ao alcance de todos, e aí entram ainda os recursos para disputar os campeonatos ou mesmo fazer viagens para adquirir “know how”.
A contrapartida do patrocínio é a divulgação que o atleta executa, que é bem considerável tendo em vista a vasta quantidade de atletas da modalidade (mais os familiares destes), sem contar às pessoas que sequer tem ligação com o esporte, mas que veem os atletas passando diariamente nas ruas, andando, de ônibus, carro, sempre utilizando camisas, bonés, adesivos e etc., divulgando a marca.