Texto EJA
Componente Curricular: Educação de Jovens e Adultos
Pedagogia - 6º Período - Turma PA
Docentes: Elizama Pereira Messias e Leila Britto de Amorim Lima
Discente: Jéssica do Nascimento Silva
Relações de Gênero na Educação de Jovens e Adultos: uma reflexão
Não poderia optar por diferente temática para produção deste texto, a reflexão acerca das leituras realizadas para organização do seminário na disciplina Educação de Jovens e Adultos, foram bastante tocantes na relação da disciplina com os temas que venho aprofundando no grupo de estudos do qual faço parte. A leitura dos textos para elaboração do seminário, juntamente com reflexões desenvolvidas em algumas disciplinas que já pontuaram a temática das relações de gênero na educação, através de outros/outras autores/autoras, foram fundamentais para compreender a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre as relações de gênero na EJA.
Diante do atual cenário político educacional que retrocede as discussões de gênero nas escolas buscando excluir tal temática, compreendo que a educação integra um espaço de discussão que permite e deve permitir esclarecimentos da igualdade de direitos entre homens e mulheres na perspectiva de modificar uma concepção do papel sócio histórico determinado para mulheres e homens na sociedade. A escola como lugar em que passamos grande parte de nossa vivência, deve estar atenta as práticas pedagógicas do/das educadores/educadoras com relação ao tratamento dos valores sociais junto aos/as estudantes, levando-os/as a um reconhecimento de igualdade entre homens e mulheres.
Desse modo, a prática educativa não pode ser passiva diante da posição hierárquica que organiza a sociedade brasileira a qual coloca em primeiro lugar o homem branco, seguido do homem negro, da mulher branca e, em última instância da mulher negra. Ela precisa construir, em seu cotidiano, maneiras de pensar e agir a alfabetização e principalmente o letramento de