Marketing Esportivo - Comunicacao Saudavel
Muito se questiona sobre a crise na propaganda brasileira com o advento do Plano Real e a sua nova realidade de custos versos benefícios. Fala-se muito de marketing daqui, marketing dali, em marketing de atitude, marketing cultural e marketing esportivo. Bom, vamos escolher um tema: que tal o marketing esportivo? Primeiro iremos descrever os seus principais objetivos:
Fortalecimento da marca
Fortalecimento da imagem
Retorno de mídia espontânea
Fator de agregação à marca
Conquista de mercado
Excelente ferramenta de comunicação
HISTÓRICO
Utilizado em larga escala em todos os países do mundo, o marketing esportivo teve o seu início nos idos dos anos 30, quando foi associado o primeiro produto ao esporte. O produto era o cigarro e o esporte o turfe, mais precisamente o tradicional Grande Prêmio Ascot realizado na Inglaterra. O fabricante utilizou o nome do Grande Prêmio no seu produto final e ainda imprimiu na sua embalagem, a silhueta de um cavalo de corrida.
Já no Brasil, o primeiro patrocínio esportivo de que se tem notícia, foi através de um automóvel de corrida pilotado pelo Barão de Tefé, numa prova também realizada nos anos 30, na cidade do Rio de Janeiro. O patrocinador era a Cerveja Caracu.
Nos anos setenta o marketing esportivo encontra o seu grande apogeu através das transmissões esportivas. De um instrumento de comunicação com retorno pouco expressivo, o marketing esportivo explodiu e passou a oferecer um retorno incalculável, fantástico e excepcional. Com isto, o esporte passou a estar presente no dia a dia das pessoas no mundo todo, tornando grandes eventos em festas populares tais como as Olimpíadas, Copa do Mundo de Futebol e a Fórmula 1.
EXEMPLOS DE INVESTIMENTOS
Por isso, cada vez mais empresas e produtos associam suas marcas ao esporte, como é o caso dos Correios e da CBDA - Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Lembramos aqui uma excelente estratégia do Governo