Marketing direto
Berry e Parasurma (1995) apontam os seguintes resultados positivos: maior qualidade de produtos e serviços; alcançados por meio do conhecimento do valor demandado pelo cliente; maior satisfação do cliente: obtida pela oferta de valor adequada ao cliente que leva a uma maior probabilidade para manutenção de um relacionamento duradouro; lealdade do cliente: permite uma base maior do conhecimento acerca deles: e maior lucratividade: alcançada não somente pela geração de maior receita por mais tempo, mas também ocorre porque reter clientes custa menos que conquistar novos cliente.
Os principais benefícios que uma empresa obtém como o conhecimento mais profundo do cliente são: integrar o cliente á empresa como um participante do processo de desenvolvimento e adaptação de serviços e produtos, facilitando o processo de inovação no desenvolvimento de novos produtos e serviços; permitirá a empresa conquistar o mercado com menos custo, pois possibilita customização, isto é, responder de forma individualizada às necessidades dos clientes e consumidores; manter o canal permanente de comunicação para criar e sustentar o relacionamento efetivo com seus clientes, fornecedores e público interno; transformar produto em serviço, e serviço em produto, criando um valor superior para o cliente, conquistando e mantendo uma posição competitiva e favorável.
“A confiabilidade do serviço – o desempenho confiável e preciso do serviço - é o coração da excelência do marketing de serviços”. (BERRY e PARASURAMAN, 1995, p. 29)
O sucesso na implementação do marketing de Relacionamento, traz benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente. Para que esse sucesso ocorra, a empresa terá que adotar a estratégia certa, a tecnologia adequada, os produtos e serviços corretos, os canais de fornecimento ideais, o foco mais ajustado, a métrica perfeita, cerca-se de pessoas habilidosas e competentes, estimular recompensas pertinentes e gerenciar o