Sustentabilidade
Sustentabilidade é a habilidade de sustentar uma condição exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência em certo nível , por um determinado prazo.
Em anos recentes o conceito de sustentabilidade tornou-se um principio. O uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer as necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no “longo prazo” termo indefinido em principio.
O principio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade, até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável é preciso que seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, culturalmente diverso.
O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na conferência das nações unidas sobre o meio ambiente humano, realizado em Estolcomo de 5 a 16 de junho de 1972.
A conferência lançou base das ações ambientais em nível internacional, chamado a atenção especialmente para a questão relacionada com a degradação ambiental e a produção que não se limita as fronteiras políticas, mas afeta países, regiões e povos.
Os projetos de sustentabilidade ambientais visam a satisfação das necessidades da geração presente sem comprometer a capa das cidades futuras ,enquanto preservando a característica custo-beneficio as empresas e requerimento.
Sustentabilidade é de fato um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade de aspectos econômico, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana que preservam a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo em sua manutenção. Estes projetos são um meio de configurar as atividades humanas de tal forma que a sociedade e as suas economias passam a satisfazer as suas necessidades e expressar ao seu maior potencial.
Sustentabilidade e o saneamento básico
“A falta de saneamento básico é