Marketing de relacionamento
Varejo é um termo usado para designar os setores de comércio que vendem diretamente para os consumidores finais. As atividades do comércio varejista são importantes, pois geram uma grande quantidade de empregos no Brasil.
É a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades, ao contrário do que acontece na venda por atacado. É a venda a retalho, como por partes de um todo, direto ao comprador final, consumidor do produto ou serviço, sem intermediários.
Segundo Kotler, todas as atividades de venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais são definidas como varejo. O local onde os produtos ou serviços são vendidos (lojas, rua ou residência do consumidor) não é importante. Da mesma forma, todas as maneiras pela qual estes bens ou serviços são vendidos estão incluídas no conceito de retalho, seja através de venda pessoal, correio,telefone ou máquina automática. Este conceito é uma orientação de gestão que faz o retalhista focar a determinação das necessidades dos seus mercados-alvo e a satisfação das mesmas mais eficaz e eficientemente que os seus concorrentes.
Um varejista é o ultimo elo na cadeia que liga o fabricante dos produtos ao consumidor final e executa funções fundamentais.
Ex.: Lojas de eletrodomésticos, de roupas, supermercados, revendas de automóvel, etc.
2. Atacado
É a forma de comercialização de grandes quantidades de produtos. Tais produtos são mais baratos por serem principalmente destinados a lojistas e comerciantes.
Inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda ou uso industrial. Exclui os fabricantes e agropecuaristas, por estarem basicamente envolvidos na produção, e os varejistas.
É quando você adquire um produto em grande quantidade, com isso ele sai por um preço bem reduzido.
O atacado deve ser entendido sob o ponto de vista de contribuição prestada e, portanto, importância no processo de