Marketing de relacionamento
O Programa de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) é um sistema que tem como princípio fundamental o tratamento personalizado dos clientes mais valiosos, conhecê-los e oferecer os produtos certos e da maneira correta.
Segundo Martha Rogers, você deve separar seus clientes em três grupos, o primeiro são os clientes mais valiosos, àqueles dispostos a dar informações e que valorizam o empenho da empresa em satisfazê-los. O segundo grupo de clientes são aqueles de maior potencial de crescimento que podem se tornar valiosos. E o terceiro grupo com clientes que ainda não temos muitas informações para saber se serão valiosos futuramente.
Primeiramente os esforços devem estar concentrados nos clientes mais valiosos, identificados através de dados históricos, banco de dados e o preenchimento de questionários ou a pergunta direta ao cliente. Conhecendo o cliente suas necessidades e desejos, se torna mais fácil abordá-lo e conquistá-lo, pois a empresa saberá exatamente do que ele precisa.
Para facilitar essa abordagem pessoal e constituir uma estratégia de marketing de relacionamento é fundamental o auxílio de ferramentas tecnológicas, como gerenciadores de banco de dados e a interatividade, porém o CRM também pode ser aplicado com sucesso sem a utilização da internet.
Todas as empresas podem e devem utilizar o CRM em sua organização e aplicá-lo de acordo com o foco da organização, que pode ser voltado à redução de custos, a inovação constante de produtos ou o foco principal no