Marketing de relacionamento
O conceito de Marketing de Relacionamento é relativamente recente, surgido nos anos 90. Como todos os conceitos de administração, este também surgiu de uma necessidade, imposta pelo mercado. Uma necessidade de reformulação da relação empresa/consumidor.
A cada dia, como será discorrido durante este trabalho, os consumidores detém uma maior quantidade de informações e se dirigem à uma posição mais privilegiada na relação com as empresas. É o consumidor quem está ditando as regras em diversos segmentos de mercado, devido ao fato de está melhor informado sobre os produtos e também à grande concorrência entre as empresas.
Hoje as empresas têm de estudar muito bem o mercado, e principalmente seu público alvo, para poder atender da melhor forma as suas necessidades. O Marketing de Relacionamento apresenta o conceito de intangibilidade de um produto ou serviço e trabalha bastante com a área subjetiva da mente do consumidor, lutando para que ele realmente seja leal à sua marca.
Objetivo
Este trabalho tem por objetivo apresentar o conceito de marketing de relacionamento, explicando o que é, para que serve e como funciona.
Desenvolvimento
O Marketing de Relacionamento representa uma nova postura na interação entre uma empresa e seus clientes.
Até a metade dos anos 90, a maioria das organizações concentrava seus esforços no sentido de colocar no mercado, mais rápida e amplamente, os seus produtos e serviços, aferindo com isso maiores lucros. Concretizado o negócio, davam as costas para os clientes, já que a preocupação era sempre buscar novos clientes e não preservar, necessariamente, os que já haviam conquistado.
A experiência demonstrou (e a concorrência acirrada entre as empresas tornou isso mais óbvio) que a satisfação do cliente não resume à aquisição de produto ou serviço, mas na sua avaliação contínua após a venda. Mais ainda: ele espera que a empresa possa continuar prestando-lhe atendimento, e de qualidade, mesmo após ter-se