Marketing de relacionamento
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAS APLICADOS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
MARKETING AVANÇADO I
PROFº AFONSO BOTELHO
MARKETING DE RELACIONAMENTO
ANAYANY NORONHA MOREIRA
FORTALEZA
2011
1.0 INTRODUÇÃO
Atualmente, o crescimento e a fluidez das grandes potencias econômicas são garantidos pelos processos de troca, compra e venda, processos esses que vem resumindo a máxima da sobreviência humana. Hoje as transações comerciais são responsáveis pela sustentabilidade das nações contemporâneas.
Porém, mesmo diante de um processo de transformação em todas as áreas, a maioria das empresas recorre aos processos de marketing mais arcaicos. Os novos conceitos de marketing trazem o marketing de relacionamento como ferramenta de grande destaque, representatividade e o responsável pelo sucesso de muitas empresas que o utilizam com excelência.
O marketing de relacionamento propõe a melhora das vendas a partir das relações estabelecidas entre organização e cliente, e também enfatiza os processos de obtenção de novos clientes. Baseia-se na máxima do cliente como principal elemento, seus desejos e reclamações são fatores de grande importância, não em forma de dados e representações, mas sim como campos a serem obrigatória e rapidamente satisfeitos.
Sendo o mercado consumidor um espaço para a crescente e cada vez mais competitiva concorrência, as técnicas de marketing de relacionamento funcionam como ações orientadas no sentido de promover diferenciais às organizações, o que de fato é determinante na hora da compra por parte do cliente.
No entanto, o segmento de maior evidência e objetivo central do marketing de relacionamento é a fidelização da clientela, ou seja, a retenção do consumidor para novas e seqüenciais compras em um mesmo estabelecimento ou empresa, essa fidelização pode ser valiosíssima para a empresa já que fidelização e rentabilidade andam lado a lado.
Antes de ser apontado como a salvação de algumas empresas ou mesmo um