Marketing cultural
MARKETING CULTURAL
GUARAPUAVA
2008
Adão Ivan Zaiaoz
Alexsandro Gmach
Fabio Luiz
Gerson Nestor de Souza
Jackson Prestes Machado
GUARAPUAVA
2008
Marketing Cultural
É toda ação de marketing que usa a cultura como veículo de comunicação para se difundir o nome, produto ou fixar imagem de uma empresa patrocinadora. É uma ferramenta de comunicação que, se aplicada com critério e seriedade, só oferece vantagens para os patrocinadores, artistas, produtores e, alvo maior, o consumidor. De 1994 para cá o número de empresas que passaram a investir em cultura sextuplicou e cada vez mais pessoas ingressam nesse mercado anualmente.
Motivos para que as empresas façam Marketing Cultural
Ele vem ganhando força no meio empresarial porque apresenta soluções relativamente baratas a três novas exigências do mercado: 1. Necessidade de diferenciação das marcas; 2. Diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; 3. Necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis; Ao patrocinar um projeto cultural a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto (por exemplo tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade etc.). Também amplia a forma como se comunica com seu público alvo e mostra para a sociedade que não está encastelada em torno da sua lucratividade e de seus negócios.
Como uma empresa pode fazer Marketing Cultural A partir do momento em que uma empresa empreende uma ação de marketing usando como ferramenta a cultura, ela está fazendo marketing cultural. Nem sempre o patrocínio vem em forma de dinheiro vivo - pode ser uma permuta por passagens áreas (companhias aéreas), estadia (hotéis e pousadas), refeições (restaurantes). Importante é que a ação de marketing