Marketing cultural
[pic]
Marketing Cultural
São Paulo – Abril de 2012
Marketing Cultural
Mercadologia II
São Paulo – Abril de 2012
Marketing Cultural
O marketing cultural está presente há alguns anos no mundo, e com certeza tem ajudado muitas empresas a alavancar o seu nome perante a sociedade e ainda promover ações de cultura e entretenimento junto à população.
Para ficar mais claro este modelo de marketing, vamos desmembrar o termo.
O que é cultura?
Cultura é um termo que pode significar muitas coisas. Uma das definições mais famosas, foi feita por Edward B. Taylor, o mesmo definiu cultura como “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”¹.
Portanto, podemos considerar que fazem para da cultura de uma civilização as seguintes manifestações e atividades: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
No Brasil um país que teve uma grande imigração ao longo da sua historia, podemos dizer que é um pais muito rico culturalmente, em todos os sentidos. Seja na música, teatro, religião, enfim, e todos os pontos o Brasil se tornou um pais referencia em cultura.
O que é marketing?
Marketing também é um termo, que pode ser interpretado de diversas maneiras e pode sim ter diferentes sentidos dependendo da maneira em que é empregado. Para não perdemos o foco, vamos nos apegar a uma das definições mais conhecidas e usadas. Marketing é: ‘é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.’²
O marketing tem sido fundamental dentro das empresas para o sucesso