Marketing Brahma
O nascimento
• A história da cerveja Brahma começou no ano de 1888, no Rio de Janeiro, onde o suíço Joseph Villiger iniciou a produção de cerveja na sua própria casa. O objetivo de
Joseph Villiger era fazer uma cerveja que lembrasse as produzidas na Europa. O sucesso veio primeiro entre os amigos e depois começou a ganhar popularidade.
• Assim surgiu a primeira fábrica de cerveja Brahma, com o nome de "Manufatura de Cerveja Brahma Villiger &
Companhia". Nesse período a produção diária da Brahma alcançava 12.000 litros de cerveja e tinha 32 pessoas empregadas no processo de fabricação.
Joseph Villiger registrou a marca Brahma no dia
06/09/1888 no Rio de Janeiro e o primeiro rótulo da cerveja Brahma representava uma mulher coberta de flores de lúpulo e cevada.
• Cerveja 100% brasileira, tornou-se a marca internacional da Ambev e é distribuída para mais de 15 países, entre eles Rússia, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, França,
Inglaterra, Irlanda, Ucrânia, Itália, Espanha, Suécia,
Austrália, Nova Zelândia, China e Holanda, bem como em toda a América Latina.
2° cerveja mais consumida no Brasil.
5° cerveja mais consumida no mundo.
O nome:
• Ao certo não se sabe a origem do nome Brahma mas existem 3 versões. A primeira se acredita que seja devido a adoração que Villiger tinha pela cultura indiana, a segunda seria pela admiração que ele tinha pelo compositor Brahms e a terceira versão seria como homenagem a quem inventou a válvula do Chopp, o inglês Joseph Brahma.
Brahma e Ambev:
• AmBev surgiu no ano de 2000, resultante da união da Brahma e uma segunda marca. Aqui no Brasil a AmBev passou a concentrar 67% do mercado de cervejas, após a fusão passou a atuar em mais de 15 estados da Federação, além de fábricas no Uruguai, na Argentina e na Venezuela.
• Logo a empresa ganhou força no mercado, se tornando uma das empresas mais inovadoras do mundo e sendo por isso muito reconhecida.
• A preocupação da AmBev é