Brahma
A história da Brahma começa com a chegada do engenheiro suíço Joseph Villiger ao Brasil, em 1879. Ele era acostumado com o sabor das cervejas européias e estava inconformado com o gosto das produzidas aqui no Brasil. Como todo Brahmeiro batalhador, Villiger resolveu produzir sua própria cerveja com sabor europeu na sua casa mesmo, no Rio de Janeiro.
O sabor da Brahma começou conquistando os amigos do suíço e não demorou muito para agradar a todos. Tanto é que em 1888, Villiger abriu uma pequena oficina batizada de Manufatura de Cerveja Brahma Villiger e Companhia. Adivinha aonde? Na época, Rua Visconde de Sapucaí 122B, e atual Marquês de Sapucaí! Com uma produção diária de 12 mil litros de cerveja, contava com 32 funcionários.
No dia 6 de setembro de 1888, Villiger registra a marca Brahma na Junta Comercial da Capital do Império, sob o número 1.549. O primeiro rótulo apresentava o desenho de uma mulher envolta em ramos floridos de lúpulo e o endereço da manufatura.
Há três versões da criação do nome Brahma: a atração do Villiger pela cultura indiana, a admiração pelo compositor Johannes Brahms e uma homenagem ao inventor da válvula de chopp, o inglês Joseph Brahma.
Hoje a Brahma pertence a AMBEV,a cerveja Brahma é a segunda marca de cerveja mais consumida no Brasil, e a quinta cerveja mais consumida em todo o mundo, pois encontra-se disponível em mais de um milhão de pontos de venda em todo o mundo.
PROPAGANDA
A Brahma é uma das empresas que tem maior sucesso no retorno das suas propagandas, nas ultimas duas décadas a Brahma tem conquistado seu publico através de propagandas criativas e de slogans que fixaram na mente do seu publico alvo. Os slogans começaram a ficar famosos em 1991 com o slogan “Brahma A Nº 1”.
As propagandas da Brahma começaram a fazer muito sucesso a partir da época da copa de 2002, onde a protagonista era uma tartaruga que jogava futebol.
A partir daí a Brahma emplacou uma sequência de propagandas de muito sucesso e