Marketing 2
A formação que é disponibilizada seria para lideres de 40 a 50 anos atrás, onde se cultivava o pouco resultado e a concorrência era quase nula. As decisões se tornavam totalmente centralizadas e a formação era para lideres que somente obedeciam.
Como nosso mercado atual inovou, onde a competição é cada vez mais acirrada e a exigência do cliente se tornou maior ainda, onde será o principal foco para ser atendido pelas empresas, sendo assim, para permanecer neste mercado e sobreviver nele, teremos que formar líderes que sejam mais eficientes, saibam gerar custos, achando alternativas novas, constituindo equipes com maior poder de excelência com extração máxima de cada individuo da equipe.
Nossa liderança atual tem que ser totalmente diferente da maneira de liderar anteriormente, o líder tem que saber correr riscos, que tenha total autonomia na sua área, criatividade sempre em alta e arrojada em diversas situações.
Na maioria das vezes formamos lideres para serem obedientes, e não comandar, e quando se precisa que o mesmo tome a frente, ele não consegue.
Podemos dizer que a maioria dos lideres hoje nas empresas são formados por pessoas antigas, que passam confiança, conhecem muito bem as rotinas, mas, não estão preparados para serem lideres, e assim, nasce à inércia da liderança.
A falta de processo para formação de lideres dentro das empresas esta ligada a visão contraria que este processo necessita ser em longo prazo, o atual líder passa segurança e tranquilidade, volto a falar, inércia de liderança, outras empresas nem conseguem ter um planejamento estratégico e evitam ver a necessidade na formação de novas lideranças e algumas outras acham que não existe a necessidade de formar lideres.
A dificuldade de identificar novos líderes, esta na falta de cultura das empresas na formação deste, tornando quase impossível identificar o verdadeiro líder sem esta cultura e