marketing 2
João é o mais novo de 4 irmãos, morava na zona rural onde conciliava os estudos e o trabalho na roça. Estudou até 8ª série do ensino fundamental, quando resolveu parar os estudos, e trabalhar fazendo frete na camionete da família.
Tomou gosto pelo negócio, se desfez de alguns bens e da camionete e comprou seu 1º caminhão. Em pouco tempo as viagens foram aumentando e João não dava conta de atender a todos que o procurava, tendo que alugar outro caminhão. Quando decidiu parar de trabalhar com aluguel de cargas e montar seu próprio negócio. Comprava mercadorias (frutas e verduras) e revendia nas cidades vizinhas. Em uma das viagens ao sertão percebeu que não tinha muito lucro, pois levar as mercadorias e voltava vazio. Foi ai que teve a ideia de trazer feijão que dominava o mercado local. Em pouco tempo se tornou o principal fornecedor de feijão da região, comprou vários caminhões e continuou a comercializar frutas e verduras. A está altura já estava casado tinha deposito, comercio, fornecedores, funcionários e clientes. Os negócios foram crescendo sem perceber gastava mais do que ganhava. Em meio a crise, veio a inadimplência e recorrendo a agiotas, tomava empréstimos a juros altos. Com isso foi obrigado a vender seus bens para pagar os fornecedores. Assim João perdeu tudo o que conquistou indo a falência.
Se classifica como empreendedor empresário, pois foi ele quem descobriu a oportunidade e foi também o responsável pela sua implementação e gerenciamento.
Suas principais características são: determinado e dinâmico (é inconformado com a rotina. Faz com que as coisas aconteçam). Dedicado (entende que o sucesso e fruto da dedicação constante. Abdica os momentos de lazer em nome do seu empreendimento). Otimista e entusiasta (é apaixonado pelo que faz, trabalha em seu empreendimento por prazer e acredita no que faz).
2) Projeto do Negócio
A falta de planejamento, resultou no fracasso da empresa.