Markenting viral
O “BOCA A BOCA ELETRÔNICO”
Todo mundo sabe que a propaganda que mais funciona é a “boca a boca”, que é quando uma pessoa fala pra outra de uma marca, um produto bom que ela gostou. Essa propaganda funciona por uma razão muito simples: não há segundas intenções ao transmitir uma boa informação para um amigo, a pessoa tão simplesmente gostou mesmo da marca/produto e quis indicá-lo(a) a um amigo(a), sem ganhar nada com isso, tão apenas o prazer de compartilhar a informação e poder ajudar uma pessoa. É por isso que ela funciona!
Uma vez que as empresas sabem disso, procuraram formas de ampliar esse tipo de propaganda, mas sem a necessidade de uma pessoa ter que experimentar um produto para depois replicá-lo positivamente aos conhecidos. Ela poderia replicar algo que não fosse o produto em si, a marca... mas algo ligado a ele (a).
Pensando assim as empresas começaram a criar elementos que pudessem ser replicados de forma despretensiosa, como num “boca a boca”. E com a ferramenta chamada internet, isso facilita muito. Piadas, vídeos engraçados, instrutivos, informações úteis, imagens pitorescas, casos, histórias, qualquer coisa que seja considerada “bacana”, “legal” pelas pessoas, dignas de serem replicadas, compartilhadas. E claro, que nessa “peça” (seja um texto, vídeo, foto,...) há sempre uma referência à uma marca, produto... ainda que sutilmente, quase que desapercebida, ou até “estampada” mas sem o tom publicitário, e mais como algo de brincadeira ou informativo, descaracterizando uma propaganda.
Uma vez que tal “peça” caia no gosto das pessoas, as mesmas certamente procurarão compartilhá-las com outras; na verdade estão compartilhando uma marca, um produto... como num “boca a boca”. E isso se espalha, como um vírus... daí o nome Marketing Viral.
O lado bom disso tudo para as empresas, é que além de uma publicidade propagada de forma despretensiosa, portanto bem impactante, é que ela se propaga rapidamente, sem tempo para terminar e de