Markenting esportivo
Para Manoel Jesus o marketing esportivo é um tipo de mídia alternativa utilizada para a maximização da exposição de uma marca e/ou produto, sendo que a empresa que investe no marketing esportivo deverá, também ter uma ação de propaganda para explicar quais são os produtos que a marca vende, a mesma deve levar em consideração que o marketing esportivo, é um tipo de promoção institucional.
As primeiras práticas do marketing esportivo no mundo datam do século XIX, mas tornou-se mais conhecido quando em 1921 a Hillerich & Bradsby (H&B), fabricante do taco de beisebol Louisville Slugger implementou um plano de marketing e se tornou líder na produção de tacos de beisebol. No Brasil não há com precisão uma data, mas nas regatas do inicio do Século XX e no futebol deste mesmo período já saiam anúncios nos jornais e revistas de empresas que vinculavam suas imagens aos esportes em ascensão daquela época.
Atualmente existe disponível uma grande quantidade de ferramentas aos profissionais do marketing esportivo , tais como: periódicos especializados, só no Brasil existem mais de 50 revistas de esportes, jornais, radio, televisão, sites e tecnologia moderna, tais como: computadores, software, aplicativos, banco de dados, etc. Vantagens do Marketing Esportivo
Conforme Murphy (2000), o marketing esportivo visa aumentar o reconhecimento público, reforçar a imagem corporativa, estabelecer identificação com segmentos específicos do mercado, combater ou antecipar-se a ações da concorrência, envolver a empresa com a comunidade, conferir credibilidade ao produto com a associação à qualidade e a emoção do evento, ser noticia graças a exposição espontânea de outras mídias e muito mais.
Por volta de 1948, a American Marketing Association ( Associação Norte americana de Marketing) apresentou uma definição de marketing a qual provocou uma mudança de foco da orientação às vendas para a orientação ao cliente e ao mercado segundo (MURPHY