marista
MAPA DO SETOR
MAPA DO SETOR COM RUAS
MAPA DO SETOR COM QUADRAS
PAISAGEM LOCAL-TOPOGRAFIA (CURVAS DE NIVEL DE 5 EM 5 METROS)
PAISAGEM LOCAL-ATIVIDADES ECONOMICAS
PAISAGEM LOCAL-LOTES VAGOS E SUBUTILIZADOS
PAISAGEM LOCAL-ADENSAMENTO
PAISAGEM LOCAL-CORREDORES ESTRUTURADORES
PAISAGEM LOCAL-HIERARQUIA VIÁRIA
LEVANTAMENTO HISTORICO DO BAIRRO
SETOR MARISTA EM 1992
SETOR MARISTA EM 2002
SETOR MARISTA EM 2006
A história do Setor Marista começa lá atrás, numa época em que Goiânia era muito diferente desta metrópole que hoje se apresenta com todos seus bons e maus predicados. Mas nem era este o nome do bairro.
Na verdade, a área que hoje compreende o bairro era parte do Setor Pedro Ludovico. Foi o Colégio Marista, que fora instalado no mesmo local onde funciona até hoje, em 1962, que fez com que a região ficasse conhecida por “Marista” ou “dos Maristas”, os religiosos que fundaram e administram a instituição.
Com a construção da escola, pessoas mais endinheiradas começaram a se mudar para os arredores. O arquiteto e urbanista, Azor Henrique de Mendonça ferro, explica que essa foi uma época em que a expansão comercial começou a incomodar os moradores do centro, que passaram a buscar outras áreas da cidade ainda tranquilas, além de poder alugar o imóvel na região central para os comerciantes. E o eixo sudoeste se apresentava como principal tendência de crescimento em Goiânia. A região do Setor Pedro Ludovico próxima à Avenida 85 e ao Colégio Marista estava nesse caminho.
Mas naquela época, o Setor Marista ainda era um bairro em condições