trabalho
O dia internacional do trabalhador é celebrado no dia 1º de maio.
A palavra trabalho já existe de muitos séculos e esta palavra pode assumir diversos significados para uma sociedade e pode também variar de acordo com cada cultura e religião.
Segundo Augusto Nivaldo, a palavra “trabalho” vem do Latim TRIPALIUM, que designava um instrumento de tortura cujo desenho felizmente se perdeu, mas que era formado por três estacas agudas (tri + palium). Desse modo, originalmente, “trabalhar” significa ser torturado no tripalium, embora alguns atribuam o termo àquele que torturava (“trepaliare”: torturar alguém no tripalium). Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim".
Segundo Hanna Arendt, os gregos classificavam suas três concepções para a ideia de trabalho como Labor que era o esforço físico voltado para a sobrevivência do corpo, Poiesis que corresponde ao ato de criar algum produto a partir do trabalho manual e Práxis que significa que o discurso é a melhor forma para encontrar soluções voltadas para o bem estar dos cidadãos.
Para o dicionário Aurélio a palavra trabalho tem o significado de que é uma atividade física ou intelectual que visa a algum objetivo.
Para o IBGE, trabalho significa a ocupação econômica remunerada em dinheiro, produtos ou outras formas não monetárias, ou a ocupação econômica sem remuneração, exercida pelo menos durante 15 horas na semana, em ajuda a membro da unidade domiciliar em sua atividade econômica, ou a instituições religiosas beneficentes ou em cooperativismo ou, ainda, como aprendiz ou estagiário.
Karl Marx compreende o trabalho como atividade fundante da humanidade. E o trabalho, sendo a centralidade da atividade humana, se desenvolve socialmente, sendo o homem um ser social. Sendo os homens seres sociais, a História, isto é, suas relações de produção e suas relações