Mariologia
DISCIPLINA: MARIOLOGIA
20/11/2012
QUESTÕES:
1- Como entender o lugar de Maria no Mistério Salvífico?
R: Tem-se que entender que a idéia principal é: Maria já delineada no Antigo Testamento, onde há sofrimento e luta do povo de Deus, ao qual Deus demonstra sua predileção pelos humildes e pobres, ao escolher a mais humilde de seus servos para ser a Mãe de seu Filho, que se fez Mãe comprometida abraçando a vontade salvifica , de coração pleno, colaborando de forma objetiva com Cristo no plano da salvação.
Assim, o lugar de Maria no Mistério Salvifico é o mais alto e o mais perto de nós, como Mãe de Deus, de Jesus Cristo e da humanidade.
2- Na estrutura ministerial da Igreja, qual o Lugar que Maria ocupa?
R: O Lugar que Maria ocupa na Igreja é o de MEDIANEIRA, enquanto mediação participativa, Por Cristo, com Cristo e em Cristo, mas nunca sem o Cristo ou no lugar de Cristo, se trará de uma mediação sob ótica maternal, chegando a assumir a forma de intercessão. Assim, a mediação de Maria flui da mediação de Cristo que ostenta a potência desta.
3- Como Lucas enfatiza a figura de Maria?
R: Lucas enfatiza a figura de Maria como mulher de fé por excelência. Uma mulher livre que aceita consciente a responsavelmente a Palavra de Deus, e Mãe do Senhor a partir de sua aceitação de fé, numa Mariologia teológico-antropológica
4- Como a Mariologia de João apresenta a Mãe de Jesus?
R: A Mariologia de João é simbólica num nível mais elevado. Dessa forma a Mãe de Jesus é apresentada como a mediadora da fé(Caná), a mãe da comunidade de fé(aos pés da Cruz) e a “Mulher”, símbolo da nova humanidade e da Igreja(a “Mulher vestida de Sol”-Ap 12)
5- Dizer que Maria é da estirpe de Adão, o que significa?
R: Dizer que Maria é da estirpe de Adão significa que Ela está junto dos homens a serem salvos, pois é gente como nós, carne da nossa carne, pois é humana.
6- Qual é o único título que Maria se dá?
R: Maria se proclama