Trabalho sobre mariologia
ADRIANO MARQUES BATISTA BERNARDES PROFª: ENY MARCONDES MATHEY PINDAMONHANGABA 2011
TRABALHO SOBRE MARIOLOGIA
1) Defina Mariologia, identifique seu princípio fundamental e unificador relacionando-o com a Cristologia e Soteriologia.
R: Mariologia (Maria+logia (estudo)) = conjunto de estudos sobre a Virgem Maria.
O princípio fundamental e unificador da Mariologia é o que vem a ser a principal prerrogativa de Maria Santíssima: a Maternidade Divina, isto é, Ela é a Mãe de Deus feito homem. E a relação que há entre Mariologia, Cristologia e Soteriologia (ciência que estuda a história da salvação) é que a Mariologia está sempre subordinada e ordenada a Cristologia. Maria está intimamente ligada a Cristo, só se pode compreender Maria partindo de Cristo. Coloca-se assim a Mariologia sempre em referência a Cristologia. Assim a Mariologia será cristocêntrica e estará a serviço da Cristologia. Concebe-se assim, uma Mariologia Cristológica. “Na Virgem Maria, tudo é relativo a Cristo e dependente d’Ele”.(Paulo VI, O Culto a Virgem Maria, nº 25). Maria, portanto está ligado ao plano salvífico de Jesus, está ligada portanto à soteriologia.
2)Maria está inserida na Santíssima Trindade. Explique sua misteriosa relação com cada uma das Três Pessoas Divinas.
R: Em Maria a Santíssima Trindade se encontra neste mundo, e faz dela o portal de entrada do Divino na humanidade. “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei.” (Gl 4, 4) (Nascido de mulher, nascido dela). Não que antes o Deus trino não se fizesse presente na história da humanidade, mas nela, Deus se fez também homem e agiu de forma determinante nessa história e pode disponibilizar ao homem o seu verdadeiro sentido de vida, a comunhão com Deus. O sim de Nossa Senhora é o sim da humanidade. Ela é a nossa porta-voz, num desposar da Santíssima Trindade conosco.
Relação de Maria com Deus