marini batista
O Projeto de Vida é o nosso segundo nascimento; uma decisão de vida tomada na liberdade a partir do que somos e daquilo que queremos ser. Ele é formado de compromissos que nós mesmos determinamos e assumimos, dentro da nossa consciência, visão, sensibilidade, oportunidades, liberdade. Se caminhamos sem enxergar onde estamos, para onde queremos ir e o que devemos fazer, nos perdemos e perdemos tempo. • É a organização das escolhas que fazemos para poder viver intensamente: valores, princípios, metas, ... na busca constante e incansável de responder ao que queremos ser e fazer na vida, definindo o rumo, o significado maior, o sentido, a direção , os objetivos a curto, médio e longo prazos. • É também sinal de maturidade na opção cristã, na fé, pois é a nossa resposta concreta e programada ao chamado que Deus nos faz para dar sentido e qualidade à Vida, determinando passos concretos que conduzam à felicidade. Projeto de vida: sinal de maturidade
1.2 Projeto de Vida – quem precisa de um?
A idealização de um projeto de vida é um caminho trilhado para os que querem ser vitoriosos na vida, e pelos que são campeões. Os caminhos podem ser muitos, e em geral árduos e traiçoeiros, porém, com uma meta bem trabalhada e planos bem construídos, a estrada do sucesso torna-se segura e retilínea.
Com projeções de ações futuras bem definidas, e formas de realizá-las, as conquistas são mais fáceis, e ao mesmo tempo mais valorizadas, já que os projetos devem ser bem estipulados e amarrados, prevendo contratempos e indicando soluções rápidas e fáceis para toda e qualquer complicação.
Os projetos podem conter várias válvulas de escape, e mesmo com diferentes possibilidades, levar a um futuro prospero e feliz. Contemplando uma qualidade de vida, a ser conquistada no decorrer do percurso, auxiliado por bases amplas e sólidas, de confiança e determinação provenientes do meio onde é formada e construída a mente e a vida do jovem.
Todo