Violência Doméstica
Existem quatro formas comuns de violência intrafamiliar: física, psicológica, negligência e sexual:
• A violência física ocorre quando alguém causa ou tenta causar dano por meio de força física, de algum tipo de arma ou instrumento que possa causar lesões internas, externas ou ambas.
• A violência psicológica inclui toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa.
• A negligência é a omissão de responsabilidade de um ou de mais membros da família em relação ao outro, sobretudo àqueles que precisam de ajuda por questões de idade ou condição física.
• A violência sexual é toda ação na qual uma pessoa, em situação de poder, obriga uma outra à realização de praticas sexuais, utilizando força física, influência psicológica ou uso de armas ou drogas.
Tipos:
1. “Violência doméstica contra crianças e adolescentes”
“No Brasil, assim como em outras partes do mundo, em diferentes culturas e classes sociais, independentes de sexo ou etnia, crianças e adolescentes são vítimas cotidianas da violência doméstica, sendo este um fenômeno universal e endêmico.
Os casos registrados em todo o país são apenas um alerta; não revelam a verdadeira dimensão do problema. Os levantamentos oficiais sobre o fenômeno são precários e os dados obtidos são uma pequena parte do real.
A violência contra crianças e adolescentes implica, de um lado, transgressão do poder de proteção do adulto e, de outro, coisificação da infância, isto é, a negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento.”
Violência física:
É a mais frequente. Como a vítima é indefesa e está em desenvolvimento, o