Marinha Grande
Liliana Salvador nº14
PREC 2º
Ano Letivo: 2013/2014
Introdução
Neste trabalho irei falar sobre a Marinha Grande, uma pequena cidade situada no centro de Portugal. Esta fica no distrito de Leiria e é subdividido em 3 freguesias.
A Marinha Grande é conhecida como uma cidade agradável, acolhedora e está implantada numa extensa planície, cercada por um horizonte de pinheiros do majestoso Pinhal do Rei, também conhecido por Pinhal de Leiria ou Mata Nacional de Leiria.
Este é um local de expressiva beleza natural, caracterizado pela trilogia pinhal, ribeiro, oceano, oferece-nos uma paisagem única exemplarmente preservada.
Património Histórico
Na Marinha Grande existem poucos vestígios de história deste concelho anteriores ao seculo XV, mas pensa-se que a sua função principal era a defesa dos terrenos de cultivo das areias pelo que foi construído o pinhal e que acabou por ser responsável pelo surto industrial de todo o concelho.
No seculo XVIII, o concelho conheceu um grande desenvolvimento devido á industria vidraceira. A primeira fábrica por volta de 1748 por obra do irlandês John Beare, mas esta não tinha grande sucesso. Em 1769, Guilherme Stephens, com a ajuda do rei D. José I, através de empréstimos, isenções fiscais, etc., recuperou a fábrica e conseguiu atingir bons resultados. Este facto originou um grande desenvolvimento de toda a área desde a população, às comunicações, etc., e a cidade Marinha Grande foi elevada em 18 de Abril de 1988.
Museu do Vidro
O Museu do Vidro está instalado no Palácio Stephens, edifício de inspiração Neoclássica, construído na segunda metade do séc. XVIII e classificado de interesse público.
Este palácio foi a antiga residência do industrial inglês Guilherme Stephens, que em 1769 obtém, através de Alvará Régio, o restabelecimento da Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande. Criado por decreto lei em 1954, o Museu