Marie Curie Nasceu Em 7 De Novembro De 1867
Filha de Wladyslaw Swlodowsky, que era professor de física, matemática, desenvolveu logo cedo seu gosto pela ciência, obtendo assim um nível básico de formação cientifica com seu pai.
Mais tarde visando prosseguir com seus estudos mudou-se para Paris onde se matriculou na Universidade de Paris, cursando física, matemática e química. Na época sobrevivia com poucos recursos, chegando até desmaiar de devido a fome.
Em 1896 Henri Becquerel incentivou-a estudar as radiações emitidas pelos sais de urânio, que por ele tinham sido descobertas.
Foi nesse laboratório de estudos científicos que Marie conheceu seu futuro marido, Pierre Curie. Juntos começaram a estudar esses materiais que produziam tais radiações.
Como não tinham condições financeiras para arcar com toda essa pesquisa, recorreram ao conselho a fim de conseguirem recursos, mas só ganharam um velho galpão, espaço para o qual pudessem desenvolver seus trabalhos. Com a faltam também de instrumentos químicos, tiveram um exaustivo trabalho e demoraram anos para que concluíssem essa pesquisa.
O casal Curie, também não faziam ideia do perigo iminente que o material utilizado pudera causar em suas vidas, sua saúde. Com longa jornada de trabalho todos os dias, se expuseram muito a radiação sem qualquer tipo de proteção.
Marie descobriu do mal que a radiação lhe causara antes mesmo de concluir seu trabalho, alertada pelo médico para abandonar seu projeto, ela teimou e continuou com o trabalho.
Demorou-se algum tempo até que a ebulição das águas conclui-se. Por fim o casal completou o trabalho descobrindo dois novos elementos químicos, que são eles, o polônio, em referência ao país nativo de Marie, e o rádio devido à sua intensa radiação.
Com Pierre e Antoine Henry Becquerel, Marie recebeu o Nobel de Física de 1903, “em reconhecimento aos extraordinários resultados obtidos por suas investigações