maria
1ª Parte
1) (PUCCamp) O recipiente representado pela figura contém um líquido homogêneo e incompressível e em equilíbrio, com densidade de 0,75g/cm3. A diferença de pressão hidrostática entre um ponto no fundo do recipiente (M) e outro na superfície (N) vale 3,0 × 103 N/m2. Adotando g = 10m/s2, a profundidade do líquido (h), em cm, vale:
a) 10
b) 20
c) 30
d) 35
e) 40
Resp. E
2) (Mack) No tubo em forma de U da figura a seguir, o ramo A, de extremidade fechada, contém certo gás. O ramo B tem extremidade aberta. O desnível entre as superfícies livres da água é 10cm. A pressão do gás no ramo A excede a pressão atmosférica de:
Obs: 1) massa específica da água = 1 g/cm3
2) adote g = 10 m/s2
a) 5.103 N/m2
b) 4.103 N/m2
c) 3.103 N/m2
d) 2.103 N/m2
e) 1.103 N/m2.
Resp. E
3) (UFMG) Puxar uma âncora de navio é relativamente fácil enquanto ela está dentro da água, mas isso se torna mais difícil quando ela sai da água. Em relação a esse fato, a afirmativa CORRETA é:
a) A força necessária para içar a âncora dentro da água é igual à diferença entre seu peso e o empuxo que atua sobre ela.
b) o empuxo da água sobre a âncora anula o seu peso.
c) o empuxo da água sobre a âncora é maior do que seu peso.
d) o material da âncora torna-se menos denso ao ser colocado dentro da água.
e) o peso da âncora é menor quando ela se encontra dentro da água.
Resp. A
4) (UFPE) Um bloco de madeira de massa específica 0,83 g/cm3, flutua em um recipiente com água. Que percentual do volume do bloco permanecerá fora da água?
Dado: massa específica da água = 103kg/m3.
Resp. VEMERSO = 17 %
5) (UFPA) Quando um peixe morre em um aquário, verifica-se que, imediatamente após a morte ele permanece no fundo e, após algumas horas, com a decomposição, são produzidos gases dentro de seu corpo e o peixe vem à tona (flutua). A explicação correta para este fato é que, com a produção de gases: