Maria lenk
INTRODUÇÃO
Quando o professor nos disse para escolher um tema para realizar o trabalho final, que era contar a história de alguém ou de algo, logo pensei que gostaria de fazer um trabalho relacionado à natação. Os esportes no geral sempre me fascinaram, mas a natação em especial. Eu fiz natação desde os meus 6 anos de idade até os 17, quando tiver que parar por motivos maiores. Isso com certeza me fez gostar a cada dia mais desse esporte. Então lembrei da Maria Lenk, uma nadadora que marcou a história do esporte brasileiro e mundial. Eu conhecia alguma coisa sobre a sua trajetória, mas muito pouco perto de tudo que ela já fez e viveu. O meu trabalho será sobre ela.
[pic]
DESENVOLVIMENTO
Filha de alemães que imigraram para o Brasil em 1912, Maria Emma Hulda Lenk Zigler nasceu em 15 de janeiro de 1915, em São Paulo. Ela teve uma trajetória muito interessante na natação. Sua caminhada dentro da água começou por problemas respiratórios. Filha de Paul Lenk, campeão alemão de ginástica olímpica, a menina sofreu de pneumonia dupla aos dez anos de idade. Depois do susto, os pais acharam que a natação faria bem à saúde da filha. Então, ela passou a praticar o nado no rio Tietê, que em 1925 ainda não era dominado pela poluição. Essa era a sua única opção , pois ainda não existiam piscinas de 25 metros em São Paulo.
A nadadora chegou a seu primeiro clube em 1928, quando entrou na Associação Atlética São Paulo. Dois anos depois, seguiu para o Clube de Regatas Tietê, onde se destacou nas principais competições. Então, surpreendentemente ela foi convocada para as Olimpíadas de 1932, em Los Angeles, nos Estados Unidos, quando tinha apenas 17 anos – era a caçula da delegação. A delegação brasileira, iria custear