Nataçao no brasil
Uma dos esportes mais antigos do mundo, a natação é considerada um dos esportes nobres dos Jogos Olímpicos. No Brasil, a sua prática com finalidade de competição começou no Rio de Janeiro, no fim do século XIX.
A primeira participação brasileira nos Jogos Olímpicos, em 1920, na Antuérpia, o Brasil competiu com cinco atletas as provas de natação. Orlando Amêndola, João Jório, Abrahão Saliture, Adhemar Ferreira Serpa e Angelo Gammaro
· Conquistas da década de 1990 ajudaram a formar geração promissora
Em 1932, Maria Lenk[->0] tornou-se a primeira atleta sul-americana a disputar uma Olimpíada. Nadando nas provas de 100m livre, 100m costa e 200m peito nos Jogos realizados em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ela foi a única mulher no meio de 82 atletas. Seu pioneirismo ficou marcado na história do esporte nacional. Hoje a principal competição de natação nacional leva o seu nome: Trofeu Maria Lenk.
O primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica foi Tetsuo Okamoto. Em 1952, na Suéciaten conquistando assim a medalha de Bronze pelo pais.
O Brasil subiu um degrau olímpico em 1984, quando a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, recebeu a competição pela segunda vez. Ricardo Prado, que dois anos antes havia levado o ouro e batido o recorde mundial dos 400m medley (prova em que o atleta nada os quatro estilos do esporte: borboleta, costas, peito e crawl), ficou com a medalha de prata, a pouco menos de um segundo atrás do primeiro colocado.
A partir da década de 1990, o Brasil começou a ganhar mais destaque nas competições internacionais.O bom desempenho nos Jogos Olímpicos e nos mundiais resultou em maior exposição na mídia. Com patrocínio, a confederação e os atletas puderam se aperfeiçoar e passar a viver apenas do esporte. E os resultados começaram a surgir. A seleção feminina deixou de ser figurante e passou a participar das finais. Em 2009, Poliana Okimoto conseguiu a medalha de bronze no mundial disputando os 5km da maratona