Maria Jos
Orientação Educacional
Compreende-se que a orientação Educacional no século XXI se faz necessário em papel fundamental. Muitas escolas não tem esse profissional na equipe, o que significa que existe alguém desempenhando as mesmas funções.
A orientação, hoje está mobilizando com outros fatores que não é apenas, mas unicamente cuidar e ajudar os “alunos com problemas”. Há portanto para a “construção” de um cuidado que esteja mais comprometido com seu tempo.
Portanto a orientação educacional revisto de grande importância de complexidade e responsabilidade para que seja real, como área que pode caminhar juntos com todos os docentes que buscam uma educação que deve melhorar na qualidade e se possível numa dimensão mais ampla de um mundo melhor.
Na instituição escola é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal em parceria com os professores para compreender o comportamento dos assuntos em relação a eles: com a escola, na organização, na realização da proposta pedagógica, juntamente com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com os pais e responsáveis.
Diante dessas perspectivas para o século XXI o orientador educacional contribui muito para o desenvolvimento pessoal do aluno, trabalhando em parceria com o professor para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles. Ouvir e dialogar e da orientação no conhecimento social.
Tendo em vista os perspectivos do orientador educacional deve procurar se envolver com a comunidade a família dessa realidade socioeconômica cultural. O orientador educacional faz que as soluções dos problemas sejam encontrados mais facilmente. A relação de tratamos não está intimamente familiar, mas e aquela em que ocorram troca na socialização de saberes para o desenvolvimento dos alunos.
Atualmente, pretende-se trabalhar com o aluno o desenvolvimento do seu processo de cidadania, uma orientação contextualizada