Maria Jos Imagionologia

645 palavras 3 páginas
RAYSSA BERNARDES ANDRADE

IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS LEVEDURIFORMES
E FUNGOS FILAEMTOSOS

FRANCA
2015

82- O que é a linha horizontal alemã (l.H.A)
Linha infra-orbitomeatal: Também conhecida como linha horizontal alemã, linha antropológica, linha de Frankfurt ou linha de reid. É uma linha que vai da borda inferior da orbita ao teto do poro acústico externo do mesmo lado. Coincide com o plano infra-orbitomeatal (plano horizontal alemã).
83- Dê exemplos de posicionamentos onde utilizamos a lha.
PA de crânio: Também denominada incidência de CALDWELL, OCCIPITO-FRONTAL, ou PA verdadeiro, RC: incide paralelo à lina infra-orbitomeatal (linha horizontal alemã), ou inclinação podálica de aproximadamente 12° em relação à linha orbitomeatal (linha horizontal americana), centralizando no plano sagital mediano, saindo no násio. Parâmetros de avaliação: - as bordas superiores das partes petrosas dos ossos temporais (rochedo) devem estar projetada no 1/3 inferior das órbitas; - a mandíbula, a 1° e a 2° vértebras cervicais devem estar projetada nas radiografias.
84. O que é a linha orbitameatal (l.M.O)?
Linha orbitomeatal ou meatorbitária: Também denominada linha horizontal americana, é uma linha que vai da borda externa (lateral) de uma órbita ao centro do poro acústico externo do mesmo lado. Coincide com o plano orbitomeatal (plano horizontal americano). Forma um ângulo aproximado de 12° com a linha infra-orbitomeatal (linha horizontal alemã).
85. Dê exemplos de posicionamentos onde utilizamos a lmo.
Alinhar as três linhas citadas à cima no Pt.A para que o crânio não fique rodado nem inclinado. Esta incidência é utilizada para o estudo de traumas, lesões e moléstias das estruturas do crânio. A linha dos rochedos deve projetar-se no quadrante médio inferior das órbitas.
86. • Linha interorbital ( interpupilar ): une o centro das duas órbitas ou o centro das duas pupilas quando os olhos estão olhando diretamente para frente.
• Linha infra-orbitomeatal: Também

Relacionados