marcos
Para comunicar-se, o homem dispõe de uma série de recursos, como: palavras, gestos, expressões fisionômicas, símbolos, sinais, sons, movimentos, rabiscos, desenhos, pinturas, dança, etc. Mas a linguagem não é apenas instrumento de comunicação. Por meio dela exercemos ações, relacionamo-nos com os outros, influenciando-os e por eles sendo influenciados. Em outras palavras, é pela linguagem que interagimos com os outros. Dependendo do tipo de comunicação que utiliza, a linguagem pode ser: verbal, não verbal ou mista.
► Linguagem verbal: é aquela que é realizada através da palavra. Esta pode ser oral, falada (diálogo, telefone) e escrita (livro, carta).
►Linguagem não verbal: é aquela realizada não pela palavra, mas por outros meios que podem ser:
– Sonoro: realizada através do som (sirenes, campainha);
– Gestual: realizada através de gestos (piscar o olho, acenar com a mão);
– Simbólico: realizada através de símbolos que são utilizados numa relação metafórica (a pomba representando a paz, o coração representando o amor);
– Imagens (pinturas, esculturas, desenhos etc.)
“Lemos” algo que não usa palavras (falada ou escrita).
►Linguagem mista: é o uso simultâneo (ao mesmo tempo) de linguagem verbal e não verbal, ou seja, quando o locutor se vale de palavras e de imagens para criar sentido e transmitir uma mensagem. Exemplos: uma tirinha ou história em quadrinhos, um filme (com áudio e vídeo), uma matéria de jornal ou revista que disponha de imagens (fotos, desenhos), uma imagem com legenda, entre outros. Sendo assim, podemos classificar os textos da seguinte forma: verbal, não verbal e misto.
TEXTO VERBAL
O caçador e a perdiz Um caçador armou, um dia, uma arapuca para ver se pegava um falcão. Ao voltar à floresta, horas depois, encontrou uma perdiz dentro da arapuca. ─ Senhor caçador, solte-me! ─ exclamou a perdiz. ─ Se me soltar, eu lhe mostro um lugar onde há uma