Marconi, o governador 2.0
A campanha de 2014 se findou, mas evidenciou dois modelos de gestores bem distintos, Marconi e Iris.
Marconi ,que chegou ao governo de Goiás em 01 de janeiro de 1999, já no seu primeiro ano de mandato implantou programas sociais que serviram de modelo para dezenas de governadores e para o governo federal como o Cheque Moradia, a Bolsa Universitária e o Renda Cidadã. Os dois últimos foram embriões para o Prouni e o Bolsa Família.
Ainda em 1999, Marconi inaugurou o primeiro Vapt Vupt, no Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia. A gama de serviços prestados pela central têm padrão 9001. Hoje Goiás conta com 60 unidades.
Agora em 2014, durante a campanha, o governador reeleito anunciou uma novidade: o Vapt Vupt Virtual. As pessoas podem acessar o www.vvv.go.gov.br ou baixar gratuitamente o aplicativo no smartphone, notebook ou em outro dispositivo móvel, para acessar os serviços que estão à disposição no site. O gestor quer com essa ferramenta facilitar ainda mais a vida dos cidadãos goianos.
Bolsa Futuro
O tucano se preocupa também com a formação de mão de obra, prova disso foi a criação do Bolsa Futuro, que é o maior programa estadual de capacitação profissional do País. Entre 2011 e 2014, 200 mil vagas foram ocupadas por beneficiários dos programas Bolsa Família, Renda Cidadã e por membros de famílias de menor poder aquisitivo. Além de cursos gratuitos, eles contam com repasse mensal de 75 reais durante os estudos. Até o final deste ano, meio milhão de pessoas já terão passado pelo programa. Por que Marconi é considerado o governador 2.0 do Brasil? Isso é fácil de responder. Goiás Conectado
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec), licitou em 1º de julho wi-fi para 25 espaços públicos em 16 municípios do Estado. De acordo com o secretário Mauro Faiad, o projeto piloto da Sectec visa oferecer internet sem fio, gratuita, para moradores da Capital e do interior.