Marcelo
1980
1992
1994
1995
1996
1996
1998
1998
2000
Em 1968, Edsger Dijkstra publicou um artigo sobre o design de um sistema chamado "THE"
[Dijkstra 1968]. Este foi um dos primeiros artigos a documentar o design de um sistema de software. Dijkstra o organizou em camadas com o intuito de reduzir sua complexidade geral. Embora o termo arquitetura não tivesse sido usado ainda para descrever o design de um sistema, este certamente foi um dos primeiros vislumbres de arquitetura de software.
Apenas em meados de 1980 que o termo arquitetura de software apareceu na literatura Perry e Wolf definiram que AS é um conjunto de elementos arquiteturais (de dados, de processamento, de conexão) que possuem alguma organização. Os elementos e sua organização são definidos por decisões tomadas para satisfazer objetivos e restrições. Surgiu a base para o desenvolvimento de The
Open Group Architecture Framework
(TOGAF). Surgiu a partir do desejo de racionalizar uma o uso de TI
GAMMA definiu que um padrão expressa uma solução reutilizável descrita através de três partes: um contexto, um problema e uma solução”.
BUSCHMANN definiu que um padrão arquitetural expressa um esquema de organização estrutural fundamental para sistemas de software.
Shaw e Garlan definiram que a arquitetura define o que é o sistema em termos de componentes computacionais e, os relacionamentos entre estes componentes, os padrões que guiam a sua composição e restrições. Bass (98) 2003: é a estrutura (ou estruturas) do sistema, a qual é composta de elementos de software, das propriedades externamente visíveis desses elementos, e dos relacionamentos entre eles; é a abstração do sistema. Astudillo (1998): é a interface entre o problema do negócio e a solução técnica.
Jazayere et al (2000): conjunto de componentes e seus relacionamentos, que deve satisfazer os requisitos funcionais e não funcionais do sistema.
2000
2002
2005