marcelo
Evitar sombreamento dos módulos
Os módulos fotovoltaicos deverão ser fixados em local livre de sombreamento entre 2 horas após o nascer do sol e 1 hora antes do pôr do Sol, em qualquer época do ano.
Deverão ser evitados locais em que o crescimento da vegetação possa sombreá-los e eliminar qualquer objeto que possa sombrear o modulo.
Fique atento para as arvores e edificações próximas.
É importante recordar que o sol varia sua posição ao longo do ano e que as arvores crescem.
Uma sombra sobre parte do módulo, além de provocar uma redução desproporcional da quantidade de energia produzida, pode provocar um ponto quente perigoso no módulo.
Por isso deve-se evitar todo tipo de sombras.
Precaver-se de sujeira sobre os módulos
Considerando o decréscimo de desempenho dos módulos com a deposição de poeira e folhas, deverão ser evitados locais próximos de estradas de terra com muito tráfego de veículos ou arvores.
Outra fonte importante de sujeira sobre os módulos são as fezes de aves, principalmente quando elas escolhem o modulo para pousar.
Caso sejam comuns na região tem que se prever algum dispositivo antipouso.
Se o nível de sujeira ou poeira sobre o modulo for elevado deve-se lavar os módulos periodicamente (em momento sem insolação para não trincar o vidro).
Posição dos módulos em relação às baterias
Tendo em vista a baixa tensão do sistema e as correntes elétricas relativamente elevadas, devem ser minimizados os comprimentos dos cabos elétricos e utilizadas seções adequadas, de forma a reduzir as perdas no sistema.
Por isso o módulo deve ser colocado o mais próximo possível das baterias e do controlador de carga (comprimento máximo do cabo módulos-controlador de carga – 7 m – ver tabela da fiação elétrica).
Instalação do suporte dos módulos
Os módulos deverão ser montados em um suporte, normalmente de aço zincado á quente ou em alumínio, que será fixado a um poste.
O