marca
!
! > E. Sacadura-Leite (*) > A. S. Uva (**)
> (*) Médica do Trabalho do Hospital de Santa Maria e Docente da ENSP/UNL. (Grupo de Disciplinas de Saúde Ocupacional: coordenador: Prof. António de Sousa Uva).
> (**) Médico do Trabalho e Docente da ENSP/UNL. (Grupo de Disciplinas de Saúde Ocupacional: coordenador: Prof. António de Sousa Uva).
!
Stress relacionado com o trabalho
!
03
Spmt
!
Resumo
Os autores procuram, de uma forma sistematizada, discutir conceitos relativos ao stress relacionado com o trabalho, uma vez que a experiência de stress pode alterar o modo como a pessoa sente, pensa e se comporta e produzir alterações fisiológicas mais ou menos reversíveis, constituindo assim uma área de interesse para investigação em Saúde Ocupacional.
As causas de stress são diversas e duas pessoas não respondem da mesma forma aos stressores, nomeadamente os de natureza profissional. Contudo, determinadas condições de trabalho em que se desenvolve a actividade, parecem constituir circunstâncias indutoras de stress para a maioria dos indivíduos.
A experiência psicológica de stress, quando intensa e prolongada, poderá relacionar-se com sintomas físicos, emocionais, intelectuais e comportamentais, com repercussões na saúde do indivíduo e da própria Organização.
A prevenção do stress, o treino para uma reacção atempada à vivência de determinadas situações de maior exigência e a recuperação dos indivíduos sob stress, deverão ser efectuadas não apenas através de intervenções baseadas no indivíduo mas também de intervenções a nível organizacional.
!
Palavras-chave – Stress, trabalho, circunstâncias indutoras de stress.
!
Abstract
The authors discuss about work-related stress concept, which is an important and actual health and safety issue.
Stress may be experienced as a result of exposure to a wide range of work's conditions. By the way, people react differently and individual factors could be very important to feel