Marc Chagall
O presente trabalho tem por objetivo abordar a biografia de Marc Chagall, importante pintor do século XX que teve destaque, dentre a pintura, suas inúmeras habilidades artísticas. A seguir, também serão apresentadas algumas obras importantes e de maior destaque dentro de sua carreira profissional e cultural.
Marc Chagall / 1887 – 1985
Pintor, gravador, vitralista e ceramista surrealista russo-francês, Marc Chagall nasceu em Vitebsk, Bielorrússia em 7 de julho de 1887.
Iniciou-se em pintura no ateliê de um retratista local. Lá aprendeu não só as técnicas de pintura, como a gostar e a exprimir a arte. Ingressou, posteriormente, na “Academia de Arte de São Petersburgo”, de onde rumou para a próspera cidade-luz, Paris.
Ali entrou em contato com as vanguardas modernistas que enchiam de cor, alegria e vivacidade a capital francesa. Conheceu também artistas como Amedeo Modigliani e La Fresnay. Todavia, quem mais o marcou, deste próspero e pródigo período, foi o modernista Guillaume Apollinaire, de quem se tornou grande amigo.
É também neste período que Chagall pinta dois dos seus mais conhecidos quadros: “Eu e a Aldeia” e “O Soldado Bebé”, pintados em 1911 e em 1912, respectivamente.
Os títulos dos quadros foram dados por Blaise Cendrars. Coube a Guillaume Apollinaire selecionar as obras que seriam posteriormente expostas em Berlim, no ano em que a 1º Grande Guerra rebentou, em 1914.
Neste ano, após a explosão da guerra, Marc Chagall volta ao seu país natal, sendo, portanto, mobilizado para as trincheiras. Todavia, permaneceu em São Petersburgo, onde casou um ano mais tarde com Bella, uma moça que conheceu na sua aldeia.
Depois da grande revolução socialista na Rússia, que pôs fim ao regime autoritário czarista, foi nomeado comissário para as belas-artes, tendo inaugurado uma escola de arte, aberta a quaisquer tendências modernistas. Foi neste período que entrou em confronto com Kasimir