Marc chagall
Nasce em Vitebsk, em 1887, cidade da russia, filho de pequenos comerciantes da comunidade judia local. Facinado pela pintura, começa no ateliê de um retradista local depois graças a ajuda de um deputado, consegue o direito de matricular-se na academia de São Peterburgo. Sua primeira exposição individua, em Berlim foi em 1914. Sua mulher Bela Rosenfed, é encontrada morta, já o acompanhava a trinta anos, o que lhe causou depressão, depois disso vai morar na França. Interpretar Marc Chagall é uma coisa bem dificil, pois ele revolucionou profundamente toda a arte moderna. Irrompendo a revolução socialista de 1917, foi nomeado comissário de belas-artes do governo de Vitebsk. Fundou uma escola aberta a todas as tendências, entrou em conflito com Malevitch e acabou demitindo-se. Como bosch, não viu fronteiras entre a realidade objetiva e o universo dos sentimentos místicos. Suas obras eram mais comparaçoes esquemáticas, recusava o quadro rígido das otulçães abstratas. Cada tela de Chagall conta uma história, plena de poesia e de afeto. Chagall opõe uma reliogidade cálida e otimista, uma imensa alegria de viver. Suas pinturas eram acima de tudo vitalistas.
Algumas obras importantes são Moi et le village" (1911; "Eu e a aldeia"), "L'Autoportrait aux sept doigts" (1911; "Auto-retrato com sete dedos"), "La Femme enceinte" (1912-1913; "Mulher grávida"), "Le Soldat boit" (1912; "O soldado bebe").
Nome da obra “ O Violinista Verde” (195,6 x 108 com; 1923). Guggenheim Museum, Nova York. De volta a Paris no começo da década de 20, Chaggal retoma os temas de sua formatação no gueto judeu de Vitebsk, em imagens suaves e melancólicas.
Nome da obra “Eu e a Aldeia” (196 x 114,5 cm; 1911). Museu de Arte Moderna, Nova York. Chagall jamais se afiliará ao cubismo, embora não rejeite algumas de suas sugestoes, como a construção sólida das imagens. Mas o que prevaleceu é a