Chagall
Faculdade de Letras
História da Arte
CHAGALL
Ruht Andrea Mérida Araújo
[Trabalho para a Unidade Curricular de História da Arte e Cultura Contemporânea II
Orientado pela Professora Leonor Soares]
PORTO
2014
Índice
INTRODUÇÃO
A escolha de Chagall para o meu trabalho não foi arbitrária. Muito antes de compreender a sua pintura, demorei a observá-la e cheguei à conclusão que se pode gostar ou não gostar das obras do artista mas a originalidade e o colorido das suas telas não deixa ninguém indiferente.
Todo o seu trabalho revela uma forte irreverência, que muito me agrada, mas, o que mais me chamou à atenção foi sem dúvida a sensibilidade do pintor pelo reino do fantástico, a superabundância de emoção e de um irresistível encanto lírico. Quando comecei a recolher informações sobre o artista havia pouca firmeza da minha parte mas o meu querer venceu os meus medos e acreditei que podia, sem receio, conhecer o vanguardista que é um dos principais rostos da pintura do século XX.
Para além dos meus conhecimentos académicos, consultei vários livros e sites e o ânimo para a realização do meu trabalho foi sempre crescendo. Depois de ter absorvido e filtrado o material que me interessava, na maior parte dados novos para mim, consegui esquematizar o tema, construí uma coluna vertebral e o corpo foi-se formando. Foi uma experiência grata pois o resultado foi altamente positivo e consigo ter uma outra forma de olhar e compreender os quadros do grande artista e do grande homem.
1- MARC CHAGALL A obra de Chagall é caraterizada por um universo onírico único, onde o mundo dos sonhos convive com temas como a vida, a morte ou o amor. A sua pintura possui caraterísticas que se aproximam do imaginário infantil pela linguagem plástica utilizada e pelos elementos que nos reportam ao mundo da fantasia. A dificuldade em catalogar o pintor num movimento deriva das suas posições contra as