Historia da Língua POrtuguesa
O livro apresenta a evolução do português mostrando que a história da língua teve inicio após a segunda Guerra Púnica, em que os romanos desembarcaram na Península e todos os povos da Península, com exceção dos bascos, adotaram o latim como língua. Após vários anos os mulçumanos invadiram a Península e em pouco tempo a conquistaram.
Desta forma o autor ressalta que essa invasão e a reconquista foram determinantes para a formação do galego-português, e á medida que a influência linguística e cultural dos mulçumanos se avançava para o Sul, formou- se a língua galego- portuguesa.
É interessante quando Teyssier resume como o galego- português se constituiu a partir do latim, pois o latim bárbaro era mais usado na escrita, assim o autor mostra que existia diferença dentro do latim, tanto no falado quanto no escrito. Com a mistura do latim e outros dialetos dos povos, originou- se o galego- português que passou por várias modificações até chegar ao português.
O galego- português separado de toda a Península, surge entre o séc. IX e o séc. XII. No séc. XII a fronteira que estava destinada a ser definitiva, isolou a Galícia de Portugal e assim o centro de Portugal transferiu- se para o Sul e durante esse tempo espalhou- se o galego- português nas regiões meridionais e no começo do séc. XII e meados do séc. XIV a língua comum era o galego- português.
O autor evidencia exemplos de textos da língua, como por exemplo, a poesia lírica, cantigas d’amor, entre outros, deixando clara a diferença do galego- português e o recente português. Expõe, também, um contraste da grafia, fonética e que existem razões particulares de uso no que tange a morfologia, fonética, vocabulário, por exemplo.
Além disso, o autor aponta que para a existência do português, houve a influenciadas de línguas germânicas, espanhola e uma forte influência da língua francesa.
Conforme o tempo foi passando o galego começou a ser visto como ima língua antiquada e com a