Maquinas
Na condição inicial, os contatores -K1X e -K2X estão desligados e as fases RST estão sobtensão. Ao pulsar o botão conjugado -S1VD, a bobina do contato de -K1X é alimentada. Isso provoca o fechamento do contato de selo NA (13/14) de -K1X que mantem a bobina energizada, os seus contatos principais e o contato NA (23/24) de -K1X que liga a lâmpada -H1VD (Verde) alimentando assim o motor –M3, que inicia sua rotação em sentido horário. Quando ao pulsar o botão conjugado -S0 ou -S2PT a bobina de K1X é desenergizada, os contatos principais se abrem e o contato NA (13/14) e o (23/24) auxiliares cortam a alimentação do motor –M3 e da lâmpada -H1VD (Verde).
Para reverter o sentido da rotação do motor o operador irá pulsar o botão conjugado -S2PT, a bobina do contator -K2X é alimentada. Isso provoca o fechamento do contato de selo NA (13/14) de -K2X que mantem a bobina energizada, os seus contatos principais e o contato NA (23/24) de -K2X liga a lâmpada -H2AZ (Azul) alimentando assim o motor –M3 que inicia sua rotação em sentido anti-horário. Quando ao pulsar o botão conjugado -S0 ou S1PT a bobina de -K2X é desenergizada, e os contatos principais se abrem e o os contatos NA (13/14) e (23/24) auxiliares, cortam a alimentação do motor-M3 e da lâmpada -H2AZ (Azul).
Este circuito é de intertravamento em caso do contator K1X for acionado K2X não pode ser acionado ou vice – versa.
Ocorrências
1) Em caso de ocorrência de sobrecarga ou curto-circuito os contatos NF (95/96) do RT abrirão impossibilitando a energização do circuito de comando, desligando a lâmpada -H0VM (Vermelha) e os contatos NA (97/98) do RT ligará a lâmpada -H3AM (Amarela) de alarme, sinalizando algum problema no circuito.
2) Em caso de ocorrência de falta de fase os contatos NF (15/16) do RFF abrirão impossibilitando à energização do circuito de comando, desligando assim a lâmpada -H0VM (Vermelha), sinalizando algum problema no circuito.